Teresa Sousa de Almeida é Professora Associada reformada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e é actualmente investigadora do Instituto de Literatura e Tradição, onde dirige o projecto de investigação¸ inicialmente subsidiado pela Fundação Calouste Gukbenkian, «Escritoras, Portuguesas no Tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo», uma parceria entre o IELT, as Faces de Eva e a Universidade de Paris Nanterre.
Em 1974, licenciou-se em Filogia Românica, na Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, e, em 1989, doutorou-se em Literatura Francesa, na UNL, com a tese Para uma estilística da carta: La Nouvelle Héloïse. Durante a sua vida profissional, foi coordenadora do Departamento de Românicas e, mais recentemente, do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas. Dirigiu também, entre 2014 e 2017, com Ana Matos e Ana Paiva Morais o Mestrado Erasmus Mundus «Crossways in Cultural Narratives», financiado pela União Europeia. De 2009 a 2013, foi membro do Management Comittee http://w3.cost.esf.org/index.php? id=234&action_number=IS0901 Cost Action ISCH Action IS0901 Women Writers in History – Toward a New Understanding of European Literary Culture. Foi investigadora Principal de dois projectos sobre as mulheres escritoras, antes de 1900, subsidiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Dedicou-se ao estudo da literatura portuguesa e francesa do século XVIII, tendo assinado vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Tem várias publicações sobre as obras de Maria Teresa Horta, Mário de Carvalho e Nuno Júdice e está a escrever um livro sobre Natália Nunes.