Isabel Cristina F. Guerra Gil Loureiro nasceu na Figueira da Foz, em 1962.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Português-Francês, na Universidade Nova de Lisboa, em 1984. Frequentou, seguidamente, o mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa na mesma universidade.
Em 1984, iniciou a sua carreira como professora do ensino secundário, sendo, simultaneamente, sócia-gerente da Livraria das Olaias, em Lisboa, com os sócios da Editora Quetzal.
A sua actividade profissional foi interrompida ao mudar-se para Londres em 2001, onde viria a morar durante oito anos. Nessa cidade, frequentou diversos cursos de English Language and Literature, Creative Writing e
Antiques, na Christie’s Education.
De regresso a Lisboa, colaborou na abertura de uma escola international, onde se manteve como docente e coordenadora de Languages Acquisition durante oito anos. É, ainda hoje, examinadora de IB DP For Portuguese
Language.
Actualmente lecciona Portuguese Literature na BGA ( A Levels e IGCSEs), projecto educativo internacional inovador.
Escreveu, nos anos 80, com a mãe, Maria Isabel Loureiro, livros didácticos de Português e contos para crianças.
Em 2016, publicou o seu primeiro romance, Ela- Pedaços De Verniz No Chão (Seda Publicações), objecto de uma boa crítica no Expresso (4 estrelas).
Em 2017, publicou A Fada Dos Dentinhos (Alêtheia) e, no mesmo ano, o primeiro livro de poesia na Amazon, E o resto O resto somos nós.
Em 2020, entrou para o elenco de escritores da Sibila Publicações com o livro Como te Perdi, Luca?
Tem participado em eventos literários, como o Folio, Feiras de Livro e Cascais BGA Literary Festival.
Tem sido definida em jornais e revistas literárias como uma voz original da literatura portuguesa.