Fernanda Gil Costa

Fernanda Gil Costa (N. 1952) é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, área de Estudos Germanísticos, desde 1999 e aí tem exercido, desde 1974, a docência, a investigação e o serviço académico. Foi presidente do Conselho Directivo da FLUL entre 200 e 2002. É também membro do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, fundado em 1999. Doutorou-se na mesma universidade em 1987 com uma tese sobre o dramaturgo alemão Frank Wedekind. Nos últimos vinte anos tem-se dedicado essencialmente aos estudos comparatistas tanto na docência como na investigação e entre 2012 e 2016 foi directora do Departamento de Português da Universidade de Macau. É autora ou coautora de vários livros e de algumas traduções, entre os quais: A Ideia Romântica de Europa (2002), Metrópoles na Pós-Modernidade (2004), Theory of Systems Through Literature and the Arts (2005), Estética das Emoções (2011), e Recuperar Macau – A sobrevida das letras em português na cidade chinesa de Macau (2019); é também autora de vários artigos em revistas de especialidade na área de humanidades e estudos comparatistas. É também membro de associações internacionais reconhecidas nas áreas científicas mencionadas, como a Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC), a Associação de Lusitanistas Alemães (DLV) e a Associação de Lusitanistas Americanos (APSA).

Fernanda Gil Costa

Author 03 Published Books

Fernanda Gil Costa é atualmente professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nasceu em Castelo Branco em 1952 e licenciou-se em Filologia Germânica em 1974 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 1987, na área de Estudos Alemães. Foi nomeada professora catedrática pela mesma instituição, em 1999.
Foi investigadora do Centro de Estudos Comparatistas desde 1998 (CEC, atualmente CeComp) onde foi investigadora e dirigiu projetos de que resultaram várias publicações em revistas e livros. Os seus estudos dedicaram-se sobretudo ao comparatismo, literaturas e outras artes e estudos de emoções e memória.
Entre 2012 e 2016 foi presidente do Departamento de Português da Universidade de Macau.

Author's books