Doutorada em Teoria Literária (UL, 2006) sobre crítica musical como forma de arte na primeira metade do século XIX (Formas de Arte: a Prática Crítica de Berlioz, Kierkegaard, Liszt e Schumann, publicado em 2008). Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa desde 2007, onde executou um projecto de pós-doutoramento (2008-15), cuja tarefa principal foi a tradução crítica a partir do original dinamarquês da obra em dois volumes Ou- Ou. Um Fragmento de Vida (Relógio d’Água, 2013; 2017) do filósofo Søren Kierkegaard. Traduziu igualmente Temor e Tremor do mesmo filósofo (Relógio d’Água, 2009), bem como outros pequenos textos seus publicados em periódicos. De Mary Wollstonecraft, traduziu Uma Vindicação dos Direitos da Mulher (Antígona, 2017), e recentemente Niles Lyhne de J.P. Jacobsen (Antígona, 2024). Publicou mais de cinquenta artigos e capítulos de livros com incidência na categoria do estético e na presença impactante da literatura e da música na obra de Kierkegaard; também sobre matérias de literatura comparada, em particular, as relações entre literatura e a música, designadamente em Thomas Mann, Mallarmé e Nietzsche. Tem publicado vários livros de ensaios colectivos, como editora e organizadora. Com participação regular em encontros científicos nacionais e internacionais, tem leccionado cursos de curta duração em várias universidades brasileiras. É actualmente membro do International Advisoy Committee da Hong Kierkegaard Library (St. Olaf’s College, MN, USA).
Elisabete M. de Sousa
Elisabete M. de Sousa
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06 Published Books
Com interesses entre a Teoria Literária e a Filosofia, tem-se dedicado à tradução de Kierkegaard, tendo publicado até agora as traduções de quatro obras fundamentais deste filósofo: Temor e Tremor, Ou-Ou. Um Fragmento de Vida (em dois volumes), e Dezoito Discursos Edificantes. Traduziu igualmente Uma Vindicação dos Direitos da Mulher de Mary Wollstonecraft e Niels Lyhne de J.P. Jacobsen. Tem inúmeros artigos publicados em Portugal e no estrangeiro, designadamente sobre filosofia e música e música e literatura, e sobre Kierkegaard e a música e Kierkegaard enquanto poeta-filósofo.